FORI - Co-inovação socioprodutiva liderada pelas famílias agricultoras e aplicada à conversão e sustentabilidade de explorações agro-ecológicas nas cadeias da horticultura e da fruticultura no Brasil e no Uruguai.

Objetivo Geral: Desenvolver e melhorar os processos de co-inovação sócio-produtiva liderados pelas famílias agricultoras e suas organizações para a conversão e sustentabilidade das explorações agro-ecológicas nas cadeias produtivas da horticultura e da fruticultura no Brasil e no Uruguai.

Práticas agroecológicas de melhoramento de sementes, uso de adubos verdes, semeadura direta e biopreparações das cadeias de legumes e frutas decíduas validadas e promovidas.

Gestão do conhecimento agro-ecológico, sistematização e intercâmbio nas cadeias de hortaliças e frutas de folha caduca com capacidade reforçada.

DSCF8571 (2)

Síntese – Projeto Innova Ecovida

Famílias agricultoras protagonistas no processo de pesquisa e inovação em agroecologia. O projeto binacional Brasil–Uruguai, financiado pela União Europeia por meio da Agricord, fortaleceu práticas agroecológicas em sementes, mudas, bioinsumos e Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH).

A publicação apresenta os principais aprendizados construídos com Unidades de Referência, promovendo autonomia camponesa, inovação social e cooperação.

⬇ Baixar Caderno Completo (PDF)

Financiador:

União Europeia – AGRICORD.

Experiências: