Proyecto Integrador Ecuador

Aprendizagem integrador para a inclusão financeira de mulheres e jovens em cooperativas de crédito no Equador

Objetivo Geral: Contribuir para o desenvolvimento sustentável do sector agrícola e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares na América Latina através do fortalecimento das organizações de agricultores e da sua sustentabilidade.

É um projeto do programa SEPOP, implementado a partir do 2020, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e executado pela Aliança Global de Agências Agrícolas (AGRICORD).

Os objetivos estratégicos do programa SEPOP é Melhorar os serviços financeiros que as cooperativas de crédito oferecem aos seus cooperados e Fortalecer a legitimidade e a participação das organizações cooperativas no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas inclusivas e sustentáveis.

Resultados esperados: Aumento do acesso ao crédito para os agricultores e as organizações de agricultores membros do CACMU e membros das cooperativas selecionadas por FINANCOOP, com especial atenção para as mulheres, os jovens e os agricultores. Também os cooperadores e a equipa técnica de gestão das Cooperativas de Poupança e Crédito CACMU, da Caja Central FINANCOOP e das suas cooperativas eleitas, formados em gestão e governação, e preparados para assumir papéis de liderança nas cooperativas, especialmente os jovens e as mulheres e maior mobilização e representatividade nos espaços de diálogo e construção de políticas públicas para o cooperativismo de crédito, inclusão financeira de jovens e mulheres, inclusão financeira de pequenos agricultores e igualdade de gênero.

Financiador:

AGÊNCIA FRANCESA DE DESENVOLVIMENTO (AFD) – AGRICORD.

Experiências: