IMAGEN-13fo4 (2)

FO4LA - Projeto de educação cooperativa para a inclusão financeira de mulheres e jovens nas cooperativas de poupança e crédito do Perú

Objetivo Geral: Fortalecer a capacidade da COOPAC LOS ANDES para fornecer serviços financeiros de qualidade às organizações de agricultores e aos seus cooperados.

O FO4LA é um programa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), implementado a partir de junho de 2021, financiado pela União Europeia (UE) e executado pela Aliança Global de Agências Agrícolas (AGRICORD) e pela Confederação das Organizações de Agricultores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM) no Paraguai, Peru, Bolívia e Brasil.

O objetivo geral do programa FO4LA é contribuir para a criação de um ambiente propício à redução da pobreza rural, apoiando os pequenos agricultores e as suas organizações a nível nacional, sub-regional e regional na América Latina. Espera-se, assim, que as organizações de agricultores sejam capacitadas profissionalmente para prestar serviços sustentáveis (comerciais e técnicos) orientados para a procura aos seus membros e participar num diálogo político eficaz para melhorar os meios de subsistência e os rendimentos dos pequenos agricultores/produtores na América Latina.

A questão do acesso ao crédito e a serviços financeiros adequados para os produtores e suas organizações é um dos grandes desafios para o desenvolvimento da agricultura camponesa no Peru, sua profissionalização e conexão com as cadeias produtivas. Com base nesta realidade e no âmbito do programa FO4LA, o projeto Educação Cooperativa para a Inclusão Financeira foi desenvolvido com o objetivo de reforçar a capacidade da COOPAC LOS ANDES para prestar serviços financeiros adequados às organizações de agricultores e aos seus membros, com especial atenção para a realidade dos membros das cooperativas de café San Fernando e La Florida.

Financiador:

FIDA – União Europeia – AGRICORD.

Experiências

Baixe o manual de boas práticas para saber mais sobre o projeto.